OBSERVATÓRIO DA PACIFICAÇÃO SOCIAL nasceu em 2012, como um programa extensionista, tendo se tornado com o passar do tempo,  um programa que congrega ações de pesquisa e extensão coordenado pela Prof.ª  Ana Paula Rocha do Bomfim, lotada na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia.  congregando diversos projetos:  ACCS “Observatório da Pacificação Social via MESCs”, “Mediação Escolar em Pauta”,  “Câmara Modelo de Mediação, Conciliação e Arbitragem”,  "Mediação Escolar em Paula", “Um olhar sobre a conflituosidade nas comunidades tradicionais”, "Mediação Comunitária em Pauta”,  "Mediar Família",  "MASC Empresarial", "Mediação nos Bairos, "“Mediar UFBA” e “Enfrentar UFBA”.

O programa se efetiva pela conjugação de projetos e ações na seara da Pacificação Social tendo em vista a necessidade de vivencia acadêmica decorrente da prática dos MASCS-Meios Adequados de Resoluções de Controvérsias, mediante a efetivação de ações de ensino, pesquisa e extensão, que se perfazem por meio da pesquisa-ação, em decorrência da leitura e discussão de textos, observação etnográfica da conflituosidade, elaboração, aplicação e tabulação de questionários estruturados e semi-estururados junto à comunidade, escola e empresas, sensibilização e capacitação de agentes de mediação escolar e comunitária, implantação, acompanhamento e supervisão de núcleos de mediação escolar e comunitária, administrar conflitos por meio da mediação, conciliação e arbitragem, dentre outros, por meio dos quais alunos da graduação e pós-graduação possam vivenciar a experiência da mediação, conciliação e arbitragem.

Ressalte-se que o Observatório surgiu do sucesso das ações desenvolvidas pelo ACCS-Observatório da Pacificação Social, uma das portas de entrada para o Programa, composto por outros programas e atividades (cursos, publicações e eventos) voltados à efetivação da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos. O ACCS “Observatório da Pacificação Social via MESCs” em 13 de agosto do ano de 2012 e atualmente proporciona aos seus alunos a possibilidade de vivenciar as ações de todos os projetos vinculados ao programa, a grande maioria pautados na metodologia da pesquisa-ação decorrente da ação intervencionista realizada a partir da premissa do binomio pesquisar e aprender com a pratica, tendo como objetivo a geração de tecnologia social, na seara da Pacificação Social.

Os projetos que integram o Observatório possuem natureza, inter, trans e multidisciplinar e conta com a participação de alunos, professores, servidores e colaboradores das mais diversas áreas de formação e tem por objetivo primordial atuar na efetivação dos Direitos Humanos, com ênfase no Acesso à Justiça, Integridade, Identidade e Liberdade. Diante desta premissa atua associando conhecimentos de Educação em Direitos Humanos, Educação Popular e Pacificação Social.

Atualmente conta com a participação de diversos professores de outras Instituições, os quais encontram-se vinculados como professores colaboradores, bem como de alunos oriundos de outras instituições de ensino selecionados de acordo com editais de seleção divulgados no nosso sitio eletrônico.