Histórico

 O Observatório da Pacificação Social trata-se de um programa desenvolvido por ações de ensino, pesquisa e exttrensão cujas primeira ações datam 2012.  Em 2013, se institucionaliza como programa   a partir do sucesso das ações desenvolvidas pelo ACCS-Observatório da Pacificação Social, que passa a integrar o presente programa, juntamente com outros programas e atividades(cursos, publicações e eventos) voltados à efetivação da cultura da paz mediante inicialmente a reunião dos Projetos "Câmara Modelo de Mediação, Conciliação e Arbitragem", "Mediação Escolar em Pauta", Mediação Comunitária em Pauta",  "Um olhar sobre as comunidades tradicionais" e o "ACCS-Observatório da Pacificação Social"

O Projeto "ACCS Observatório da Pacificação Social, foi o primeiros dos projetos cadastrados juntos à Pró-Reitoria de Extensão. O referido cadastro foi realizado como ação extensionista de natureza permanente sob o no. 4753, no dia 

Em 02 de setembro de 2013, nasceu a CÂMARA MODELO DE MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM,  projeto cadastrado juntos à Pró-Reitoria de Extensão, também como ação permanente sob o no. 5097.