O projeto Mediar UFBa: Prevenindo e solucionando conflitos foi criado com o intuito de atuar na prevenção e solução de conflitos  dentro das Unidades Administrativas e Institutos de Ensino da Universidade Federal da Bahia.
Tendo em vista que o ambiente universitário é marcado por diversas faces da conflituosidade, seja entre professores, entre alunos ou servidores, o projeto almeja alcançar toda esfera universitária sensibilizando e capacitando novos agentes mediadores que atuarão como multiplicadores da cultura da paz através da autocomposição para dirimir suas questões utilizando os Meios Adequados de Solução de Conflitos- MASC’s.
Divulgando os MASC’s e atuando na prevenção ao conflito, o projeto tem dado bons retornos, sobretudo nos ambientes e unidades onde há maior concentração de alunos, como nas Residências Universitárias, além de outras unidades acadêmicas, também marcadas pela conflituosidade.