Mediação Familiar-Teatro de Improviso na DPE

No dia 19 de julho de 2017 os extensionistas Ítalo Trindade e Paloma Zacarias, juntamente com o voluntário Murilo Vilas Boas e a bolsista Yasmim Conceição realizaram uma ação na Defensoria Pública do Estado da Bahia que consistiu na dramatização de um conflito familiar. A atividade faz parte da ação chamada "Teatro de Improviso" que tem o intuito de sensibilizar as pessoas e passar o máximo de verdade possível para que elas se reconheçam em situações como estas. 


Foto: Defensoria Pública do Estado da Bahia

O teatro de hoje tocou o tema da guarda compartilhada de uma criança, fruto do relacionamento de dois jovens, Yasmim que engravidou aos 19 anos e Murilo, recém formado e cheio de projetos. O fruto do relacionamento que durou 3 anos foi Pedrinho, um menino lindo de 2 anos e 8 meses que é muito apegado aos pais. Entretanto, após a separação está cada dia mais difícil conciliar a paternidade de Murilo com os novos projetos que ele vem desenvolvendo, o que gerou a controvérsia entre ele e a antiga companheira, que alega que o mesmo não está tendo responsabilidade para com o filho. No meio da história, Muirlo ainda questiona se é o verdadeiro pai do menino e por estar vendo o quão exaltada está a sua ex companheira decide se retirar do recinto, sendo agarrado pelo braço por ela que insiste que ele fique para resolverem a questão da guarda compartilhada. Nessa hora, o segurança da Defensoria interviu, o que deu mais verdade ainda à cena e agitou os ânimos das pessoas que estavam na sala de espera. Encerramos a cena aí e fomos explicar que na verdade aquele conflito não passava de mera encenação, inclusive a participação do segurança. Então, expomos quem éramos e o que é o Observatório de Pacificação Social, bem como o que é a Mediação de Conflitos, e distribuimos os panfletos que também explicam quem somos, o que fazemos e indica o nosso contato e onde nos situamos. 

A ação foi bem recebida pelas pessoas que de fato acrediataram na história e ficaram sensibilizadas com a situação, mostrando-se atentos e interessados em nossas explicações finais.