Mediação Familiar no Campo Grande

No dia 05 de julho de 2017, quarta-feira, o Grupo de Mediação Familiar realizou sua saída de campo para o bairro do Campo Grande. Desta vez, a saída contou com a presença dos novos extensionistas selecionados pelo Processo Seletivo-PROSEL 2017 que elegeu os estudantes interessados nas sete áreas de pesquisa desenvolvidas no Observatório de Pacificação Social; são elas a Mediação Comunitária, Mediação nos Bairros, Mediação Escolar, Mediação Universitária, Ensino Jurídico, MASCS Empresarial e a nossa Mediação Familiar. Os estudantes extensionistas que ingressaram no projeto de Mediação Familiar e já participaram dessa nossa saída foram os novos pesquisadores Paloma Zacarias, Karinne de Afonso e Ítalo Trindade. Na foto estão eles da esquerda para direita e as bolsistas Yasmim e Elaine. 

A atividade consistiu na aplicação dos nossos questionários, que foram modificados recentemente desde a última saída para Lapa. Incluímos nele o questionamento se a pessoa sentiu-se satisfeita com o modo que resolveu o seu conflito e depois direcionamos a pergunta do que ela acha da forma de acesso à justiça em sua cidade e/ou comunidade. Achamos que assim, podemos além de construir um mosaico com os diferentes modelos de família e a natureza dos seus conflitos, identificar a percepção dessas pessoas sobre as formas de resolução tradicionais destes que estão dispostas na sociedade e como elas avaliam a forma do acesso à justiça, apresentando a Mediação como um meio alternativo para resolução desses conflitos. 

Essa saída concentrou-se no Largo do Campo Grande, também conhecido como Praça 2 de Julho. Os extensionistas, que tiveram essa primeira experiência, e nós bolsistas achamos muito proveitosa a aplicação da pesquisa em um local calmo, onde as pessoas que estão ali podem responder as perguntas sem pressa e com mais atenção. Diante disso, tentaremos organizar as próximas atividades de campo em locais assim, afinal, falar de família é algo que exige cuidado e calma.